Há umas semanas falámos sobre os projectos que a ADIRAM tem alinhavado para este ano.
Entre eles, está a alavancagem da plataforma de inovação social O Lugar, que será o ponto de encontro entre os interessados em apoiar iniciativas sociais sustentáveis – financeiramente ou com bens materiais- e os seus promotores.
OBJETIVOS da ADIRAM
Nas Aldeias de Montanha surgem, todos os dias, novas ideias e projetos capazes de transformar as oportunidades do mundo rural em benefícios culturais, sociais, económicos e ambientais. A inovação social está bem presente e pode crescer com apoios à sua concretização.
A ADIRAM tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento turístico e integrado da Rede das Aldeias de Montanha, através da adoção de uma postura sustentável, integrada, inovadora e criativa.
De acordo com as palavras do seu presidente, Francisco Rolo, esta atividade está focada em quatro eixos principais:
- promoção e execução de projetos turísticos, sempre com o envolvimento da comunidade e agentes locais, capazes de contribuir para a dinamização da Rede de Aldeias de Montanha e da sua própria capacitação;
- fomento e apoio à criação de novas dinâmicas nas Aldeias, como a primeira rede de coworking rural em Portugal, a Cooperativa Cowork @Aldeias de Montanha. É um projeto-piloto que valoriza os setores tradicionais, incorporando conceitos de design, sustentabilidade e economia circular, criando vantagens competitivas e diferenciadoras, capazes de aportar notoriedade às Aldeias e atrair nómadas digitais para experiências de trabalho em contexto de aldeia;
- valorização da paisagem natural e ambiental e do património cultural material e imaterial das Aldeias de Montanha como referência na afirmação da identidade do território da serra da Estrela;
- mediação, como entidade geradora de consensos e aproximação de interesses com vista ao desenvolvimento da Rede das Aldeias de Montanha enquanto produto turístico e enquanto projeto de desenvolvimento local, comunitário e inclusivo.
Seja um parceiro ADIRAM
A ADIRAM trabalha ativamente na promoção do desenvolvimento integrado da Rede de Aldeias de Montanha como marca agregadora do potencial turístico da Região da Serra da Estrela e Beira Interior. Através de projetos que são inovadores, transversais e impactantes, procuramos garantir um impacto significativo e de longo prazo nos nove municípios associados: Covilhã, Seia, Guarda, Manteigas, Celorico da Beira, Oliveira do Hospital, Gouveia, Fundão e Fornos de Algodres.
A nossa perspetiva é a de um trabalho em rede, com uma visão de coletivo. Queremos unir os agentes políticos, culturais, sociais e económicos, públicos e privados, dos territórios que acolhem as Aldeias de Montanha. E para isso, abrimos as portas aos parceiros que se revejam nesta linguagem e visão de futuro.
Vamos conversar? Entre em contato connosco, através deste e-mail, e vamos dar forma a novas ideias e colocar planos em marcha!
De que maneira posso colaborar
Sérgio, basta entrar em contacto com a ADIRAM, através do link do próprio texto ou do site http://www.aldeiasdemontanha.pt