Termina este ano o projeto europeu Erasmus + EU4SHEPHERDS – Formação Inovadora para pastores sustentáveis, dinamizado por um consórcio de 9 parceiros de 6 países (Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, Escócia e Bulgária). Este teve o grande propósito de dar visibilidade a uma profissão quase menosprezada em Portugal e na Europa: o pastor.
Desde 2020 até este ano, ADIRAM fez parte deste projeto e participou nas inúmeras reuniões entre parceiros, quando não foram online, uma vez que o projeto foi severamente afetado pelas restrições de viagens devido à pandemia de Covid-19. Sempre que possível, os parceiros encontraram-se em workshops em diversos países (Áustria, Espanha, Roménia), onde puderam conhecer e partilhar as realidades locais de pastorícia, visitando explorações animais, associações locais, etc.
Este projeto envolveu ainda muitas horas de pesquisa sobre este tema tão importante mas pouco explorado cientificamente e muitas horas de conversa com pastores e pessoas que conhecem de perto os pastores.
Três anos depois, chegamos ao final deste projeto e o que obtivemos com este? Uma plataforma de formação multi-línguas onde os interessados em aprender mais sobre a pastorícia (eventualmente dedicar-se à formação em pastorícia) podem aceder aos principais conteúdos educativos que um pastor deve dominar: seja a gestão animal, a gestão de risco e a segurança para os pastores mas também questões como o marketing, comunicação e tecnologias de informação.
Outra parte importante do projeto foi a produção de uma série de documentos que permitem implementar um programa educativo dedicado à pastorícia.
Em Portugal, os resultados finais deste projeto foram apresentados em Manteigas, a 19 de Maio, durante o festival Land – Wool Innovation Week. Este foi o primeiro projeto de âmbito europeu em que a ADIRAM participou e os seus resultados serão largamente divulgados nos projetos consequentes que a ADIRAM tem em mãos, em especial nos de âmbito educacional e de formação profissional.
Deixamos o que escrevemos no primeiro artigo sobre este projeto: “Desde sempre, o pastor é um jardineiro da paisagem, é um gestor do território, é um bombeiro de serviço. Promove a economia rural e defende as raças autóctones.”
Deixe o seu comentário