Damos as boas-vindas a 2022 e a nossa agenda continua bem preenchida com projetos relevantes e que nos entusiasmam.
Acreditamos, sem hesitar, que estas acções têm um potencial modificador nas Aldeias de Montanha, tanto na sua vivência comunitária e quotidiana, como na atração de novo investimento, pessoas e emprego.
Projetos em conclusão
Para 2022, apontamos o desenvolvimento e conclusão das iniciativas que já estavam em curso, com especial ênfase na expansão da Rede de Espaços Cooperativa Cowork e no projeto Queijeiras.
Para o primeiro, temos prevista, ainda sem data definida, a abertura de mais dois espaços de cowork: na Aldeia de Montanha de Alpedrinha, no Fundão, e na Aldeia de Montanha de Folgosinho, em Gouveia.
Já o projeto Queijeiras prepara o lançamento do livro As Guardiãs da Montanha, coordenado por Ana Rita Ramos, para o início do ano, e aponta o programa de formação profissional, com Rita Pelica e Fernanda Freitas, para o final do verão.
Projetos em desenvolvimento
Em 2022 estamos também de olhos postos no futuro, através do projeto europeu EU4SHEPHERDS – formação inovadora para pastores sustentáveis.
Este é um projeto de três anos financiado pelo programa internacional Erasmus Mais, que conta com nove parceiros europeus dedicados a melhorar e atualizar as ofertas formativas existentes na Europa, focadas na pastorícia extensiva, com uma abordagem tecnológica inovadora.
A ADIRAM representa o território das Aldeias de Montanha e estamos a finalizar o primeiro esboço do projeto: um programa curricular com os conteúdos formativos que devem reger a formação em pastorícia em Portugal.
É também este ano que iremos lançar a plataforma de inovação social O Lugar.
Nas Aldeias de Montanha surgem, todos os dias, novas ideias e projetos capazes de transformar as oportunidades do mundo rural em benefícios culturais, sociais, económicos e ambientais. A inovação social está bem presente e pode ser alavancada com apoios à sua concretização.
A Plataforma “O Lugar” será o ponto de encontro entre os interessados em apoiar iniciativas sociais sustentáveis – financeiramente ou com bens materiais- e os seus promotores.
Estamos de olhos postos na paisagem e no futuro. Estas são as sementes que plantamos para a colheita de 22. Fica desde já feito o convite para que façam parte de todos estes projectos: usufruindo dos novos coworks, desfrutando do belíssimo livro, apoiando a formação profissional, descobrindo novos interesses e opções profissionais, criando iniciativas e apoiando as que estão brotar.
Partam à descoberta, estamos por cá para vos contar tudo em detalhe!
Bom 2022!
Deixe o seu comentário