Aportar valor ao território e às comunidades locais, por via da inovação, do design e da criatividade é o mote para o Lãnd – Wool Inovation Week, um projeto de inovação que acontece na vila de Manteigas, que integra a rede de Aldeias de Montanha até 21 de maio, onde a lã é a estrela do evento.

Residências criativas, conferências, workshops, sessões de co-criação com as comunidades locais e várias exposições têm animado a semana da inovação em Manteigas, havendo ainda muito por descobrir e conhecer neste evento. Depois do enorme sucesso do primeiro fim de semana, com a presença de centenas de visitantes, a expetativa é grande para os próximos dias, com especial destaque para os dias 19 a 21 de maio.

A arte urbana estará em destaque no dia 19 de maio, com a apresentação de um mural da autoria de Pantónio, um conceituado artista português que leva a sua arte aos quatro cantos do mundo, na Ponte da Rua de Santa Maria, pelas 19 horas. A programação segue com a apresentação do projeto eu4sheperds, uma iniciativa que usa uma abordagem tecnologia inovadora para melhorar os sistemas de formação pastoril. Será apresentado pela Rede de Aldeias de Montanha, entidade promotora do projeto em Portugal, às 21h no auditório municipal de Manteigas. Pouco depois, todas as atenções estarão voltadas a exibição do documentário Era uma vez a Lã, de Sofia Leite, que estará presente para uma conversa com os participantes.

Dia 20, sábado, será um dia de agenda cheia, com a primeira atividade do dia a começar pelas 9h30 na Praça Luis de Camões: o workshop Tear em Bastidor, iniciação à tecelagem por Susana Venâncio. Um pouco mais tarde, pelas 11h30, abrem-se as portas da fábrica Ecolã para uma visita guiada; pelas 15h há Lãnd Talks com Rui Tomás, no Centro de Energia Viva de Montanha; e pelas 17h30 começa o Desnovelar as Histórias da Lã, uma iniciativa a não perder que onde operários e artesãos da vila de Manteigas partilham experiências e conhecimentos.

A semana da inovação termina no dia 21 de maio, e tem início pelas 9h30, junto à Câmara Municipal de Manteigas com uma caminhada interpretativa: Manteigas, um Centro Laneiro Rota da Lã Translana®, pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior. Pelas 11h00, no Auditório Municipal de Manteigas terá lugar a Lãnd Talks com Rosa Pomar. E pelas 11h30, com Lara Seixo Rodrigues. 12h30, e com capacidade máxima para 20 pessoas será hora de almoço: Merenda do Alforge, uma iniciativa da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas. Pelas 15h30, a Lãnd Talks dedicada à apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo da semana nas residências criativas e pelas 17h30. No Jardim do Coreto de São Pedro, a cerimónia de encerramento.

Paralelamente ao evento, está a decorrer o Land Design Award 2023 Prémios Crédito Agrícola, um concurso criado para premiar projetos de design que utilizem a lã como matéria-prima principal, e que incorporem nas suas propostas princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica. As candidaturas acontecem até ao próximo dia 31 de maio.

Lãnd -Wool Innovation Week é uma iniciativa promovida pelo Município de Manteigas em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, e é cofinanciada no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” do Centro 2020, integrado no Eixo Experimentação: Aldeias de Montanha Ecossistema Criativo e Comunitário.