Festa do Solstício, o verão nasce aqui
Celebrar uma tradição ancestral
Está oficialmente de volta um dos eventos mais emblemáticos da aldeia de montanha de Alvoco da Serra, no concelho de Seia. Agora em ano sem restrições, as tradições voltam a ganhar palco e o ambiente de festa volta a este território, sendo a Festa do Solstício uma das cabeças de cartaz neste regresso. E é já no dia 17 de junho que arrancam as festividades há tanto aguardadas!
Os dias na aldeia de montanha de Alvoco da Serra são já neste momento de azáfama e confusão, para garantir que tudo está pronto a tempo e horas por parte de todos os participantes. Esta pequena aldeia, conhecida pelas suas características casas de pedra e ruas estreitas, vai dar então as boas-vindas ao verão de uma forma muito especial, numa altura em que as temperaturas quentes já o vão recebendo de forma informal até que se confirme a sua tão ansiada chegada.
O solstício que agora se celebra em comunhão com turistas e visitantes, nomeadamente através da Caminhada do Lampião, era tradicionalmente sinal de que chegava a lua ideal para se trabalhar à noite no campo, utilizando a sua luminosidade. Eram os chamados “giros da água”, uma tarefa comunitária desta aldeia de montanha, que garantia a distribuição equitativa da água para a rega dos campos de cultivo. Para quem de casa espreitava ribeira acima, o espetáculo fazia-se de luz. É que ao longe, os lampiões empunhados pelos agricultores criavam um espetáculo luminoso, mas muito genuíno e hoje tão celebrado por quem visita esta aldeia de montanha. Esta luz era a daqueles que regavam com os chamados “giros da água”.
Esta Caminhada do Lampião vai acontecer então na noite de 18 para 19 de junho e é o ponto alta da Festa do Solstício. Tal como acontecia tradicionalmente, a caminhada percorre os campos junto à ribeira de Alvoco da Serra durante a noite, com o lampião embrenhado a continuar a ser obrigatório e indispensável, mantendo viva esta tradição tão única e autêntica. Qualquer um pode participar e experienciar esta vivência tão tradicional.
Três dias de festa
Mas não só desta caminhada se faz a Festa do Solstício, que durante três dias coloca esta aldeia de montanha num reboliço de que tantas saudades todos tinham. As ruas decoradas pelos locais, repletas também de música e poesia, estarão de portas e braços abertos para o receber e também para lhe dar a conhecer as muitas iguarias locais, daquelas que fazem crescer água na boca, mas a que a dieta permite uma pausa consentida.
E que programação tão variada nos espera nestes dias na aldeia de montanha de Alvoco da Serra: animação de rua; cinema ao ar livre; oficinas de astronomia, moagem, saboaria artesanal e brinquedos tradicionais; projetos artísticos; sessões de yoga; sessões de esclarecimentos; sessões de contos; workshops de dança; concertos; atividades destinadas especificamente a crianças e jovens… Um mundo de novas experiências e conhecimentos à sua espera. Sem dúvida a programação ideal para vir conhecer Alvoco da Serra e o seu vastíssimo património histórico e cultural que estará nestes dias em evidência e a ter o merecido destaque.
Venha, aproveite os alojamentos e restaurantes locais e visite os pontos mais emblemáticos desta aldeia de montanha, tudo isto enquanto desfruta da fantástica e variada programação que Alvoco da Serra preparou especialmente para si.
Não perca esta oportunidade e venha celebrar a chegada do verão connosco na Festa do Solstício em Alvoco da Serra. É que o verão nasce mesmo aqui!
Texto de Fernando Teixeira | Fotografias de Pedro Ribeiro
Deixe o seu comentário