As praias fluviais das aldeias de montanha em Manteigas

A época balnear deste ano de 2022 está cada vez mais perto e as aldeias de montanha do concelho de Manteigas (Manteigas, Penhas Douradas, Sameiro e Vale de Amoreira) são pródigas neste tipo de espaços nas suas imediações, até pela proximidade privilegiada à Serra da Estrela e às suas múltiplas nascentes. É já no dia 1 de julho que a época balnear vai abrir oficialmente nesta região, embora haja quem já se vá arriscando a banhos nesta altura, com as temperaturas a serem cada vez mais convidativas. Hoje, damos-lhe a conhecer três destas praias fluviais que pode encontrar bem perto destas aldeias de montanha, para poder ir planeando aquela escapadinha de Verão ao interior do nosso país.

 

PARQUE DA VÁRZEA

Situado bem às portas da vila de Manteigas, pertencente à rede das Aldeias de Montanha, este parque situa-se na margem esquerda do Rio Zêzere, tendo sido criado ótimos acessos à água de enorme qualidade da qual se pode usufruir nesta praia fluvial.

Um local com extensas zonas de sombra, zona de piquenique, parque infantil, zona para lavagem e manutenção de bicicletas (um bom local para os amantes deste desporto), com bar de apoio e ainda com um pequeno lago artificial, que foi criado para se poderem desenvolver as mais diversas atividades dentro de água e que faz as delícias dos mais novos, sendo por isso mesmo um espaço considerado ideal para quem quer desfrutar de um momento de descanso e diversão com toda a família.

Sem dúvida um lugar com as melhores condições para merecer a sua visita no Verão que está já aí à porta! E já que vem, visite a vila de Manteigas e também as outras aldeias de montanha mais próximas, não se vai arrepender!

 

PRAIA FLUVIAL DO VALE DO ROSSIM

O Vale do Rossim é com toda a certeza uma das praias fluviais mais altas de todo o país, já que se situa a 1.437 metros de altura, bem no coração da nossa Serra da Estrela e da aldeia de montanha das Penhas Douradas, bem na fronteira entre os concelhos de Manteigas e Gouveia. Mas a verdade é que, embora muitos já não se lembrem, nem sempre este espaço foi assim, composto por este vasto manto de água glaciar e quase a exigir uma ida a banhos nos dias de maior calor, que pedem por águas mais frias para combater as altas temperaturas. Antigamente, este local era composto por pastagens, onde passavam os rebanhos de transumância, hoje um hábito antigo que foi perdendo presença mas que continua a ser valorizado e celebrado no leque de tradições mais intrínsecas e especiais deste território.

Apesar de ser um local que ainda se mantém muito virgem e em estado natural, já começam a existir algumas infraestruturas para dar apoio e mais qualidade aos muitos visitantes que esta praia fluvial recebe na época balnear, como um bar e um restaurante, assim como algumas instalações sanitárias. O objetivo é claro trazer maior conforto, mas sem nunca se perder esse elemento natural que tanto valoriza este espaço. No Vale do Rossim, bem junto da praia fluvial de da aldeia de montanha das Penhas Douradas, destaca-se ainda para os amantes deste turismo mais ligado à natureza o Vale do Rossim Eco Resort, um hotel ecológico e amigo do ambiente que apostou na criação de yurts (idênticos a cabanas circulares de luxo), assim como diversas actividades ao ar livre para os mais aventureiros como: canoagem, rappel, slide e passeios de moto 4 e pedestres.

 

PRAIA FLUVIAL DA RELVA DA REBOLEIRA

Entre as aldeias de montanha do Sameiro e Vale de Amoreira situa-se ainda outra praia fluvial que bem merece que se lhe faça destaque e menção, a Praia Fluvial da Relva da Reboleira, que tem um enquadramento verdadeiramente único e especial nas margens do rio Zêzere. Se procura um lugar ideal para mergulhar nas águas deste rio e se é fã de desporto e lazer, então será certamente aqui que encontrará um lugares ideais para este Verão.

É que para além de um bar, de um passadiço para cruzar as margens do rio, de sanitários com chuveiros, de bons espaços de sombra, bons lugares de estacionamento e de uma área comercial que vende produtos típicos da região (daqueles que são imprescindíveis de levar para oferecer à família e aos amigos mais próximos no regresso), tem ainda nas imediações o Skiparque, com uma pista de ski sintética (a maior da Europa!) para os amantes da modalidade, isto para além de um parque de campismo e caravanismo com todas as condições que precisa para uma estadia muito especial e em comunhão com a natureza. Pode ainda praticar vários desportos, dos quais destacamos o slide e a canoagem, num verdadeiro parque aventura preparado para si!

 

Um leque de boas opções que lhe dão a oportunidade de descansar este Verão, repôr energias para voltar ao trabalho e ainda ter também um pouco de adrenalina, se gostar de trazer alguma emoção às suas férias de Verão ou àquela escapadinha que anda a adiar há demasiado tempo. Vá por nós e não perca mais tempo, as aldeias de montanha de Manteigas estão à sua espera, com tanta coisa para descobrir e conhecer, incluindo estas praias fluviais a que aqui damos destaque, mas mais, muito mais, tanto mais!

 

Texto de Fernando Teixeira | Fotografias de Município de Manteigas e Pedro Ribeiro