Estão de regresso as festas às Aldeias de Montanha
Depois de vários anos de interregno motivados pela pandemia, 2022 será o ano que marcará oficialmente o regresso das festas nas Aldeias de Montanha, que começam em Junho e que se prolongam até ao fim do Verão. Trazemos-lhe hoje quatro festas que estão de regresso por esta altura, e que integram o plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha. Festas que não vai querer perder!
Festa da Cereja (Alcongosta, Fundão) – 10 a 12 de junho
Chegou a acontecer online, mas a verdade é que a população da Aldeia de Montanha de Alcongosta já tinha saudades de receber os milhares que se deslocam ao certame e certamente os visitantes também já tinham saudades de poder partir nesta romaria pela cereja e pelos produtos maravilhosos que esta proporciona, e está então oficialmente de volta a Festa da Cereja, entre 10 e 12 de junho, com o seu programa ainda a ser finalizado.
Portanto e sem mais demoras, marque já na sua agenda e venha passar esse fim-de-semana à região das Aldeias de Montanha, nomeadamente a Alcongosta. Quem sabe não aproveite até para conhecer algumas das outras aldeias da nossa rede por esta região fora, dizemos desde já que vale a pena.
Quanto aos moldes serão os mesmos a que estamos habituados, mas ainda mais. Existirão as habituais tasquinhas, com a cereja e todos os produtos a esta associados, outros produtos regionais, artesanato e toda uma partilha imersiva de saberes e sabores deste território, nomeadamente quanto ao dedicado e delicado processo da criação dos cestos da apanha, feitos em madeira de castanheiro, macios e maduros para não “magoar a fruta” que tanto cuidado e delicadeza requer. Mas para os verdadeiros amantes de cereja, este ano vão poder conhecer ainda mais de perto todo o trabalho à volta deste produto, com vários workshops junto de agricultores e produtores, numa verdadeira partilha de conhecimentos e experiências.
Esta edição vai ainda marcar a integração de duas novas estruturas da aldeia que entretanto foram inauguradas, a Ciência Viva – Quinta das Ideias e das Cerejas e a Casa da Cereja. Esta Casa da Cereja esteve já de portas abertas na altura das Cerejeiras em Flor e foi um verdadeiro sucesso com mais de 500 visitas semanais, para além dos comboios de passeio completamente cheios para observar a floração de perto.
Para lhe aguçar ainda mais o apetite, deixamos-lhe aqui o videoclip da música «Vamos Cerejar», da atriz, cantora e compositora brasileira, Valéria Carvalho, gravado no âmbito da edição online da Festa da Cereja em 2021.
Jornadas da Lã (União de Freguesias de Corujeira e Trinta, Guarda) – 11 e 12 de junho
Integradas no Ciclo de Festivais de Cultura Popular, do concelho da Guarda, e sendo parte de um dos sete eventos anunciados desde já neste âmbito pelo presidente do município da Guarda, Sérgio Costa, em evento na passada semana, realizam-se nestas aldeias de montanha que integram a União de Freguesias de Corujeira e Trinta as Jornadas da Lã, também chamadas de “festa da natureza”. Um evento que celebra a lã e o ritual de tosquia, e em que as tesouras de aço usadas antigamente voltam a ganhar vida numa tosquia à moda antiga, traduzindo-se numa oportunidade incrível para conhecer as tradições da região e dar vida a esta herança cultural da pastorícia, que tanto faz parte da identidade e tradições destas aldeias de montanha do concelho da Guarda.
Reavivar antigas tradições, participar num evento que as celebra e ainda poder contemplar o património natural riquíssimo da região parecem-nos claramente motivos mais que suficientes para querer vir passar estes dias connosco, mas saiba ainda mais algumas das atividades que se inserem neste programa: contacto direto com os pastores, presenciar a tosquia à moda antiga, ver como se trata a lã depois de tosquiada, participar em percursos pedestres, oficinas, etc., e ainda ter a melhor desculpa possível para se perder a experimentar os produtos regionais de excelência que aqui vai poder encontrar.
Ficou curioso? Espreite aqui alguns momentos deste evento em 2017, um dos últimos anos antes da paragem até este preciso momento, num trabalho da Beira Alta TV.
Festa da Transumância e dos Pastores e Benção dos Rebanhos (Póvoa Velha e Sabugueiro, Seia) – 19 de junho a 9 de julho
Entre junho e julho, o concelho de Seia e algumas das suas Aldeias de Montanha recebem outra experiência autêntica e genuína que demonstra muito bem a magia e a identidade de todo este território. Um convite sincero e sentido desta região, para que venha descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio na região e que recupera tradições ancestrais que não se podem perder: a transumância, acompanhando os pastores na viagem até à Serra da Estrela, prática que se continua a realizar todos os anos em Seia e que vai com essa regularidade e com este reconhecimento e celebração mantendo-se operacional e ativa passados tantos anos.
Póvoa Velha e Sabugueiro são as duas Aldeias de Montanha que fazem parte deste percurso em momentos distintos. O arranque dá-se no dia 19 de junho, com a romaria ao final da tarde em Folgosa da Madalena e tem depois toda a sua programação concentrada entre os dias 8 e 9 de julho. A 8 de julho, a Praça do Município de Seia recebe o Teatro Montemuro e no dia seguinte os participantes têm então a oportunidade única de subir com os rebanhos à serra, num percurso em que a Aldeia de Montanha da Póvoa Velha recebe uma merenda matinal durante o percurso, seguido de um almoço com os pastores na Ermida da Senhora do Espinheiro, altura de recarregar baterias, conviver e ganhar forças para o resto da subida. Ao final da tarde, os rebanhos chegarão então finalmente à Aldeia de Montanha do Sabugueiro, concluindo a sua viagem e dessa forma a rota da transumância no concelho de Seia.
Saiba mais informações sobre este evento e sobre como pode participar aqui.
Festival Pão Nosso (Videmonte, Guarda) – 29 a 31 de julho
Por último, trazemos-lhe outro festival que traz de volta à ribalta tradições regionais que marcam claramente a identidade do território das Aldeias de Montanha, o Festival Pão Nosso, na Aldeia de Montanha de Videmonte, no concelho da Guarda. Ainda com o programa a ser definido e posteriormente anunciado muito em breve, este festival em Videmonte promove, como o próprio nome indica a cultura do pão de centeio e da sua produção, assim como os valores e identidade naturais da montanha e a sua perfeita harmonia com a cultura local.
O festival vai para a sua quarta edição e foi um dos eventos que se conseguiu reinventar em altura de pandemia e ir acontecendo mesmo com todas as restrições que foram surgindo. Em 2021, a terceira edição acabou por acontecer, embora condicionada e adapta à realidade pandémica por essa altura, e espera-se agora que o festival possa finalmente regressar na sua máxima força e a cem por cento. Vai acontecer entre os dias 29 e 31 de julho e é outro festival que se enquadra no ciclo de Festivais de Cultura Popular do concelho da Guarda. Para além da homenagem ao pão, é um festival que promove sempre a criação artística e a ligação à natureza, através de várias exposições e percursos pedestres à disposição dos visitantes.
Veja aqui, neste trabalho da Beira Alta TV, como aconteceu este evento no ano passado e comece a abrir o apetite para o que aí vem. Vai valer a pena!
Estas festas integram o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature, e são cofinanciadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.
Texto de Fernando Teixeira | Fotografias de Miguel Proença, Pedro Ribeiro e José Conde
Esqueceram-se de uma… A festa do solstício em Alvoco da Serra que decorre entre os dias 17 e 19 de Junho… #overaonasceaqui