Com as estatísticas da pandemia a atingirem números mais optimistas e o levantamento da maior parte das restrições, as actividades sociais e culturais recomeçam a ocupar os calendários.
A partir deste fim-de-semana o assunto é, claramente, gastronómico! Arrancam as feiras de fumeiro um pouco por todo o lado, seguindo-se as do queijo. E por aí, com as amendoeiras em flor, as actividades económicas e todos os motivos de interesse possíveis de serem agregados num evento colectivo, sempre com muita animação.
Em Novembro, dedicámos um dos nossos artigos às agendas culturais da região da Serra da Estrela e Gardunha – pois está na altura de voltar a consultar todas essas ligações, actualizar as apps, e começar a agendar escapadinhas temáticas por aqui.
A Expo Estrela regressa para a sua 28ª edição, de 26 de Fevereiro a 1 de Março, após uma pausa nos dois últimos anos. Com novos espaços, mais acessíveis e com melhores condições, eventos variados (entre eles, provas de queijo da serra!) e assuntos de interesse sobre e para a região.
Pinhel, com a 27ª Feira das Tradições e Actividades Económicas, nos dias 25, 26 e 27, e Trancoso, com a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, no último fim-de-semana de fevereiro e no primeiro de Março, abrem as portas aos passeios gastronómicos.
Seguimos em Março, e no primeiro e segundo fins-de-semana, Figueira de Castelo Rodrigo convida-nos para as Festas da Amendoeira em Flor.
Quase a chegar à Páscoa, uma proposta muito interessante e rica para os católicos: A Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma do Fundão.
Os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal, juntos na promoção deste património imaterial da cultura beirã, propõem-nos uma programação artística e cultural em torno destas celebrações, desenvolvida em conjunto com as próprias comunidades locais. A Quadragésima é uma experiência religiosa e um pretexto único de peregrinação e visitação dos lugares do sagrado na Beira Interior.
E chegamos às feiras do Queijo da Serra.
Celorico da Beira, a sua capital, abre portas nos dias 18 a 20 de Março, com a 43ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, onde, para além das actividades habituais, nos propõem uma caminhada e um passeio de BTT. No último fim-de-semana de Março, é a vez de Fornos de Algodres abrir as portas à sua Feira do Queijo da Serra. Se falharem estas datas, em Abril, nos dias 23 a 25, Seia está à vossa espera para a sua Feira do Queijo da Serra.
Fechamos esta selecção de actividades com as cerejeiras em flor, na Serra da Gardunha, no fim de Março, início de Abril: a paisagem veste-se de branco e oferece-nos um cenário de cortar a respiração. O município do Fundão convida-nos para passeios de balão, percursos de comboio turístico pelas deslumbrantes estradas panorâmicas no coração da Gardunha ou passeios de carro entre as aldeias que cobertas de flores.
Tudo bons motivos para partir à descoberta destas geografias, tradições e sabores!
Deixe o seu comentário