Com mais de 900 quilómetros de costa, Portugal é um pequeno paraíso para os amantes de praia. Mas desengane-se quem julga que só a oeste se encontram lugares mágicos para dar um bom mergulho num dia de calor. Em plena Serra da Estrela há mais de 35 praias fluviais onde a água cristalina, a paisagem é de cortar a respiração e o sossego é garantido. Venha descobrir os paraísos balneares que moram nas Aldeias de Montanha.

  • Praias fluviais ao redor de Cortes do Meio, Covilhã

Desde 2019, a Aldeia de Montanha de Cortes do Meio é a orgulhosa detentora do título de capital das piscinas naturais de Portugal. Ao redor da aldeia são várias as piscinas, lagos e cascatas de águas frescas e cristalinas que deslumbram quem por ali passa.

A pouco mais de 15 quilómetros da Covilhã, encontra-se um destino onde a natureza se mantém no seu estado mais puro. E com mais de uma dúzia de piscinas naturais, há tanto por descobrir! Imperdível será conhecer o Poço da Cascata, uma impressionante cascata a mais de 1400 metros – a cascata a maior altitude em Portugal-, com uma queda de água de 20 metros.

A unir as muitas piscinas naturais, inúmeros trilhos devidamente assinalados convidam a um passeio a pé ou de bicicleta, para percorrer as rotas outrora percorridos pelas gentes da terra, que calcorreavam os caminhos descalças para abastecer de leite, cabritos, carvão e carqueja a cidade da Covilhã.

  • Praia fluvial de Valhelhas, Guarda

Com um canal de águas cristalinas e frias, bandeira azul e muita zonas de sombra, esta praia fluvial nas margens do Rio Zêzere e com vista para a Aldeia de Montanha de Valhelhas, é o sítio perfeito para um mergulho quando o calor da Serra aperta.

Praia acessível para todos, é também por ali que passa o percurso pedestre GR33 (Grande Rota do Zêzere), que segue para o Vale da Amoreira, a pouco mais de sete quilómetros.

  • Praia fluvial do Vale do Rossim, Penhas Douradas

É na Aldeia de Montanha de Mangualde da Serra que se esconde a mais alta praia fluvial de Portugal. A poucos quilómetros da Estância de Montanha das Penhas Douradas, em pleno coração da Serra da Estrela, a praia fluvial do Vale do Rossim encanta pela natureza quase intocada pela mão do Homem. Salgueiros, rochas escarpadas e uma lagoa deslumbrante são o cenário perfeito para uma tarde bem passada em comunhão com a natureza, especialmente para os amantes de desporto, já que ali é possível dar um passeio de canoa, caiaque e stand-up paddle.

  • Praia fluvial de Loriga, Seia

O selo de ouro de qualidade da água, atribuído pela Quercus, comprova aquilo que quem visita a praia fluvial de Loriga, na vila que integra a rede de Aldeia de Montanha, há muito sabe: não há água como a desta praia fluvial! A 800 metros de altitude, a praia fluvial de Loriga recebe os visitantes com uma água verde-esmeralda paradisíaca, muitas árvores e penedos, e inúmeras mini piscinas em forma de socalcos, perfeitas para os mergulhos dos mais pequenos.

  • Praia fluvial da Lapa dos Dinheiros, Seia

Com Bandeira Azul e Medalha de Ouro da Quercus, esta praia fluvial sita a pouco mais de um quilómetro da Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, é o local perfeito para recarregar baterias na natureza. Protegidos por muitas árvores centenárias, os lagos e cascatas que se escondem no coração do souto da Lapa, são de cortar a respiração! Lá ao fundo, uma ponte romana mantida com orgulho, torna a paisagem ainda mais especial.

 

Texto: Maria João Alves, Aldeias de Montanha

Fotos: Pedro Ribeiro/José Conde, Aldeias de Montanha