Está quase a chegar o fim de semana mais romântico do ano! Se, mais uma vez, o plano é ir jantar com a cara-metade ao restaurante de sempre, está na altura de abrir horizontes e deixar-se maravilhar pelos encantos e inúmeros recantos das Aldeias de Montanha da Serra da Estrela. Reunimos algumas sugestões para uma escapadinha de fim de semana, perfeitas para descobrir o tanto que ainda há por conhecer na Serra da Estrela.
– Aldeias que o vão deixar maravilhado:
- Covão D’ametade – É a cerca de 1500 metros de altitude, no início do vale glaciário do Rio Zêzere, que o Covão D’ametade deslumbra quem ali chega pela primeira vez. Aqui o silêncio é rei, com o cantar dos passarinhos a servir como banda sonora para o espaço. Com origem glaciária, este paraíso na vila de Manteigas , que integra a rede de Aldeias de Montanha, é o local perfeito para admirar a beleza dos afloramentos graníticos dos Cântaros e do Covão Cimeiro. Atravessado pelo Rio Zêzere, é o cenário idílico para os amantes da natureza, que a partir dali podem descobrir vários trilhos, como a Grande Rota do Zêzere, PR5-MTG, Rota do Maciço Central, e o PR6-MTG, Rota do Glaciar, que liga a Torre a Manteigas.
- Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros – Erguida a 700 metros de altitude sobre o rio Alva e a ribeira da Caniça, esta pequena Aldeia de Montanha do concelho de Seia orgulha-se de manter a natureza no seu estado mais puro. Aqui a paisagem é um caleidoscópio de cores, onde o verde profundo que pinta os montes e encostas da serra se funde com o cinzento das rochas que cercam a aldeia. No percorrer destes caminhos, torna-se missão quase impossível eleger o sítio mais bonito da aldeia: os frondosos soutos, as piscinas naturais e exuberantes quedas de água na ribeira da Caniça, e os surpreendentes Buracos da Moura e do Sumo e os Cornos do Diabo.
- Aldeia de Montanha de Figueiró da Serra – Caminhar pelas ruas de Figueiró da Serra, Aldeia de Montanha do concelho de Gouveia, é descobrir História em cada ruela. É observar ao detalhe os imponentes painéis expostos na Capela de Santa Eufémia, cuja autoria se atribui a Nuno Gonçalves, conhecido pintor do século XV. É percorrer as ruas ancestrais onde outrora estava sediada a Ordem de Malta e avistar ao longe as antigas Minas de Azibrais, onde durante a II Guerra Mundial Hitler se abastecia de volfrâmio para o fabrico das armas.
– Conhecer a Serra de mãos dadas com a natureza:
- Canyonnig na vila de Loriga, que integra a rede das Aldeias de Montanha, a experiência perfeita para os amantes da natureza mais radicais. Realizada na encantadora vila pertencente ao concelho de Seia, esta experiência desafia os mais corajosos a usar as técnicas de rapel para transpor um percurso repleto de obstáculos verticais (cascatas) e vários troços de caminhada e saltos. Mais informação aqui.
– Museus que honram a história da Serra da Estrela:
- Casa-Museu da Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra – Instalada numa modesta e típica casa de granito com dois andares na Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, concelho de Seia, a Casa-Museu de Alvoco da Serra é um espaço museológico que reúne um conjunto de objetos do antigo quotidiano, honrando a tradição do trabalho agrícola e pecuário da região. Expõe mobiliário, vestuário tradicional e alfaias agrícolas, assim como uma exposição fotográfica sobre a evolução de Alvoco da Serra, os seus valores e costumes.
– Repor as energias com vista para a Serra:
- Restaurante Vallecula, Valhelhas – Localizado no largo do Pelourinho, bem no centro da Aldeia de Montanha de Valhelhas, o restaurante Vallecula dá a conhecer o melhor da gastronomia beirã. É numa pitoresca e tradicional casa de xisto, que as melhores iguarias da região, como as Feijocas estufadinhas com chouriço ou Queijo da Serra de boa cura e o requeijão, esperam por si.
- Restaurante O Albertino, na Aldeia de Montanha de Folgosinho, no concelho de Gouveia. Folgosinho é terra de muita história. A 933 metros de altitude, as suas ruas exibem com orgulho a herança histórica desta pequena aldeia onde se acredita nasceu Viriato, o corajoso guerreiro. É também aqui que o Albertino dá a conhecer o que de melhor se faz na cozinha deste restaurante de gastronomia serrana. Aos comandos da casa com décadas de sucesso está Albertino Moreira juntamente com o filho Pedro, conhecido pelos seus famosos petiscos. Mais informações aqui.
– Festas e mercados na região que não pode perder:
- Expo Estrela, 17 a 21 de fevereiro, em Manteigas – Criada em 1993 com o nome de Mostra das Atividades Económicas do concelho de Manteigas, a Expo Estrela é já uma tradição e um dos principais certames a decorrer na Serra da Estrela por esta altura. O Queijo da Serra, os enchidos ou os vinhos da região atraem milhares de visitantes que procuram o melhor da gastronomia serrana, com o último dia do certame dedicado à prova do Queijo da Serra da Estrela. Mas nem só de boa comida se faz este evento, com muitas das associações locais a promoverem as suas atividades. Conheça o programa aqui.
- Feira do Queijo da Serra, 18 a 21 de fevereiro, em Seia– Por aqui a tradição ainda é o que era: por altura do Carnaval é certo e sabido que o Município de Seia recebe de braços abertos os apaixonados por Queijo da Serra da Estrela. Na 46ª edição as atenções estão viradas mais uma vez para este produto endógeno, com a presença no recinto de todos produtores (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) que contribuem diariamente para o sucesso do produto estrela da região. O pão artesanal, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, a lã Serra da Estrela, os ovinos e o cão Serra da Estrela também têm presença assegurada nesta feira tão especial. Conheça o programa aqui.
Deixe o seu comentário