Perto de 2100 quilómetros separam a Aldeia de Montanha de Videmonte, uma bonita aldeia talhada no coração da Serra da Estrela e Leeuwarden, capital da província de Frísia, no norte dos Países Baixos. O fuso horário não é o mesmo, a língua é bastante diferente e as tradições que dão corpo e alma a quem lá vive pouco se assemelham. Mas aquilo que à partida parecia um obstáculo, foi exatamente o que uniu, faz agora pouco mais de um mês, um grupo de estudantes da Universidade de NHL Stenden – Hotel Management School e as gentes de Videmonte: a partilha de saberes e experiências.

Durante três dias, cinco estudantes de Gestão Hoteleira da Universidade de Stenden embarcaram numa aventura que, arriscamos dizer, dificilmente esquecerão, desvendando ao de leve um mundo tão diferente do seu, mas com tanto por descobrir. Ali sentiram o ar puro da montanha quando o sol raia e ficaram impressionados com a profundidade das cores nos campos de centeio que cercam a aldeia. “Tivemos oportunidade de cozer o nosso pão no forno comunitário da aldeia, ajudámos a Alcina a ordenhar cabras e transformar aquele leite em queijo, e ainda visitámos uma fábrica de burel na vila de Manteigas”, conta Kornél Tóth, um dos estudantes que por uns dias se maravilhou com os encantos desta aldeia da Rede de Aldeias de Montanha da Serra da Estrela. “Também percorremos uns trilhos na natureza, que me deixaram maravilhado. A vista era de cortar a respiração, realmente impressionante!”, lembra Kornél com entusiamo.

E se do alto da Aldeia de Montanha de Videmonte Kornél se comoveu com a grandiosidade da paisagem, foi o trato das gentes da aldeia que mais o sensibilizou. “Foi fantástico como todos foram tão prestáveis e hospitaleiros. Durante aqueles três dias sentimo-nos realmente acolhidos e em casa. Mas o que mais me impressionou foi a relação entre a comunidade. Aquelas pessoas não estavam interessadas em fazer grandes lucros, não é o negócio que as move”, explica o estudante. “Elas ajudam-se, colaboram como uma verdadeira comunidade e comunicam sobre as suas necessidades. São como uma grande família!”, diz Kornél.

Criado através de uma parceria informal da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha e a Universidade NHL Stenden – Hotel Management School, o projeto que acolhe estudantes internacionais no coração da Serra da Estrela parece ter encontrado a receita para o sucesso. Uma partilha de experiências contadas na primeira pessoa por quem conhece a Serra como a palma da mão e alunos ávidos por conhecimento. Tanto que Kornél não hesita por um segundo quando se coloca a hipótese de um regresso às Aldeias de Montanha. “Definitivamente ficaria muito feliz por visitar esta zona novamente!”, afirma. Realidades aparentemente tão distantes, mas que na prática se complementam num denominador comum: honrar as tradições, sempre com um olho no futuro.

Texto de Maria João Alves | Fotografias de Andreia Silva e Kornél Toth