Festival do Pão Nosso, nosso e de Videmonte

Os últimos três dias do mês de julho vão trazer o regresso de um dos mais emblemáticos Festivais das Aldeias de Montanha, o Festival do Pão Nosso, na Aldeia de Montanha de Videmonte, no concelho da Guarda. Um celebrar e relembrar de tradições, um hino ao melhor do que a cultura popular tem para nos oferecer, uma viagem às origens e às raízes de um povo serrano que persiste na valorização do seu território e da sua identidade. 

 

Inserido no programa de Festivais de Cultural Popular da Guarda, que é composto por sete festas, feiras e festivais em diferentes aldeias e freguesias do concelho (e que se relevou este ano existirem aliás planos de alargamento a outras freguesias e com outros conceitos na mesma linha de aposta na cultura popular), o Festival do Pão Nosso, tem como mote obviamente o pão (o nome não mente nem deixa espaço para dúvidas) e é assente na partilha de experiências e tradições (assentado-lhe por isso também muito bem o termo “nosso”). Um festival em que é possível acompanhar todo o processo do fabrico do pão de centeio, desde a sua génese, até que chega às nossas mesas. Por isso mesmo, este festival não é apenas uma ode ao pão tradicional, mas sim a todos os habitantes da Aldeia de Montanha de Videmonte, que preservam ainda hoje estes saberes, para além de os transmitirem de geração em geração, não se deixando assim perder a identidade cultural e o sentido de pertença de que vivem estes nossos territórios. A freguesia onde existem mais fornos a funcionar para cozer o pão é sem dúvida a porta de entrada ideal para este “novo mundo antigo”.

Depois da paragem devido à pandemia, o festival regressou de forma ainda experimental no ano passado e ainda com bastantes restrições e limitado a apenas um dia, mas este ano a Junta de Freguesia de Videmonte, a Associação Cultural e Social de Videmonte, O município da Guarda e a ADIRAM uniram-se, para o trazer de volta nos moldes habituais, algo que agora finalmente acontece, já nos dias 29, 30 e 31 de julho. Este festival integra ainda o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature, e são cofinanciadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

E se este festival já foi um sucesso muito aclamado em anos com maiores restrições, espera-se agora obviamente muita adesão neste regresso mais confiante e seguro das pessoas às ruas e aos eventos, num festival que, para além da homenagem ao pão, promove também a criação artística e a sua partilha com o público, assim como uma ligação mais forte à natureza, através de várias exposições e percursos pedestres à disposição dos naturais, dos residentes e dos muitos visitantes que aproveitam esta ocasião para conhecer melhor a Aldeia de Montanha de Videmonte (e porque não as Aldeias de Montanha ali vizinhas) e todo o seu legado mais tradicional e intrínseco. Esta dimensão artística que este festival nos traz, em total imersão com a identidade e cultura da aldeia, é mesmo um verdadeiro e sentido elogio que se faz aos habitantes da Videmonte, que persistem e preservam os saberes ancestrais ligados à cultura do pão e do centeio e os transmitem de forma emocionante e apaixonada às novas gerações. Um verdadeiro regalo e aconchego não só para o estômago, mas também para o coração.

Já ficou com vontade de vir? Então veja aqui, neste trabalho da Beira Alta TV, como aconteceu este evento no ano passado e comece a abrir o apetite para o que aí vem, agora com mais dias e por isso ainda com mais animação e motivos de interesse. A programação vai ser dada a conhecer em breve e acredite em nós… Vai valer bem a pena!

Está convencido? ​É só vir prová-lo e comprová-lo. Há Pão Nosso em Videmonte!

 

Texto de Fernando Teixeira | Fotografias de Pedro Ribeiro