Temperaturas a subir, férias a chegar e um verão para desfrutar: a banhos nas Aldeias de Montanha

As Aldeias de Montanha têm sem sombra de dúvidas algumas das melhores praias fluviais do nosso país, confie em nós. E se lhe demos a conhecer já alguns destes espaços ao longo das últimas semanas, aproveitamos a abertura oficial da época balnear, agora no mês de julho, para lhe apresentar um verdadeiro roteiro que por essa estrada e montanha fora lhe dá a conhecer os paraísos balneares que moram nas Aldeias de Montanha.

 

Ponto de partida na Capital das Piscinas Naturais

Começando a nossa viagem pelo concelho da Covilhã, são duas as Aldeias de Montanha deste concelho que são ladeadas por impressionantes praias fluviais esculpidas na própria paisagem: Cortes do Meio e Verdelhos. E não é por acaso que desde 2019 que a Aldeia de Montanha de Cortes do Meio é reconhecida oficialmente como a Capital das Piscinas Naturais em Portugal. Cortes do Meio é natureza em estado puro e as suas águas são o seu tesouro mais precioso: para além da semi-glaciar Ribeira das Cortes, que circunda a povoação, a aldeia é uma fonte inesgotável de lagos, poços e cascatas – todos de águas frescas, límpidas e cristalinas. São 12 as piscinas naturais já sinalizadas (outras haverá, por enquanto apenas acessíveis aos caminhantes mais aventureiros), muitas delas adornadas por cascatas naturais, que se transformam em gelo nos invernos mais rigorosos.

Não podíamos começar este roteiro de melhor maneira, mas também na Aldeia de Montanha de Verdelhos habita um paraíso imperdível. Na chamada “Nova Iorque”, a sua zona balnear é um esconderijo muito acolhedor entre duas encostas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e onde pode respirar a natureza no seu estado mais puro e convidativo. A tranquilidade não tem preço, principalmente aquela de que pode usufruir na Praia Fluvial de Verdelhos.

Por falar em Serra da Estrela, também nas Aldeias de Montanha dos concelhos de Manteigas e de Gouveia as praias fluviais são de deixar qualquer um de queixo caído. Já falámos delas antes, mas nunca é demais recordar. Logo junto à vila de Manteigas, que também integra a rede de Aldeias de Montanha, temos o Parque da Várzea, na margem esquerda do Rio Zêzere, onde foram criados acessos à água de enorme qualidade e dos quais se pode usufruir nesta praia fluvial. Um local com extensas zonas de sombra, zona de piquenique, parque infantil, zona para lavagem e manutenção de bicicletas (um bom local para os amantes deste desporto), com bar de apoio e ainda com um pequeno lago artificial. Motivos suficientes para merecer a sua visita.

E ali bem perto, entre as Aldeias de Montanha do Sameiro e Vale de Amoreira situa-se outra praia fluvial que bem merece que se lhe faça destaque e menção, a Praia Fluvial da Relva da Reboleira, que tem um enquadramento verdadeiramente único e especial nas margens do rio Zêzere. Se procura um lugar ideal para mergulhar nas águas deste rio e se é fã de desporto e lazer, então será certamente aqui que encontrará um lugares ideais para este Verão.

Na fronteira entre os concelhos de Manteigas e Gouveia surge ainda uma das praias fluviais mais conhecidas do país, o Vale do Rossim, junto à estância de Montanha das Penhas Douradas, a 1.437 metros da altura. Embora muitos já não se lembrem, nem sempre este espaço foi assim, composto por este vasto manto de água glaciar e quase a exigir uma ida a banhos nos dias de maior calor, que pedem por águas mais frias para combater as altas temperaturas. Antigamente, este local era composto por pastagens, onde passavam os rebanhos de transumância, hoje um hábito antigo que foi perdendo presença mas que continua a ser valorizado e celebrado no leque de tradições mais intrínsecas e especiais deste território. Apesar de ser um local que ainda se mantém muito virgem e em estado natural, já começam a existir algumas infraestruturas para dar apoio e mais qualidade aos muitos visitantes que esta praia fluvial recebe na época balnear, como um bar e um restaurante. O objetivo é claro trazer maior conforto, mas sem nunca se perder esse elemento natural que tanto valoriza este espaço.

 

Seia, praias fluviais em número e qualidade

Também no concelho de Seia, as Aldeias de Montanha são pródigas em praias fluviais, na sua excelência e qualidade, mas também na sua quantidade. Existem quatro que saltam à vista e são essas aquelas que não podiam faltar neste roteiro.

E a começar, era impossível não viajar até à “Suíça portuguesa”  Loriga, uma das vilas que integra a rede de Aldeias de Montanha. Aqui, a Praia Fluvial de Loriga, localizada num antigo vale glaciário, é sem dúvida um dos ex-libris da vila, e encanta todos os seus visitantes pela sua beleza natural. Águas límpidas e frescas da ribeira da Nave, que surgem na forma de cascatas e pequenas piscinas naturais que prometem refrescar os seus dias de verão. Também na Aldeia de Montanha do Sabugueiro mora uma praia fluvial digna de registo. Uma zona balnear composta por margens relvadas e um passadiço sobre as águas límpidas da ribeira da Fervença. Poderá a partir deste local observar os socalcos ao seu redor e ainda usufruir neste espaço de um parque de merendas, zona de churrascos e balneários. Começa a ficar difícil escolher o seu destino não é? As aldeias de montanha são um mundo por descobrir em qualquer altura do ano!

A Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros faz também parte deste percurso com a sua praia fluvial. Com qualidade de ouro, é um pequeno paraíso de águas límpidas servidas pela ribeira da Caniça, escondido entre as encostas íngremes marcadas por floresta e granito. E se juntarmos a isso uma vista impressionante, acreditamos que tem de estar obrigatoriamente no roteiro que vier a fazer pelas nossas aldeias de montanha. A terminar por Seia, incluímos ainda mais uma sugestão na aldeia de montanha de Vide, já que bem perto dela e também da aldeia da Barriosa, encontra-se o maior e mais conhecido dos poços de broca da região, o aliás denominado mesmo Poço da Broca da Barriosa. De datação algo incerta, o desvio da ribeira resultou na formação de uma vasta e fértil zona agrícola e na criação de uma cascata, constituindo uma das mais impressionantes quedas de água da Serra da Estrela. E a vontade de nos vir conhecer já vai sendo certamente mais do que muita…

 

De Valhelhas a São Gião, uma viagem em transição

Existem ainda mais três concelhos a destacar, nesta viagem que parecendo não ter fim acaba por ter tantas finalidades em si mesma. No concelho da Guarda, são mais duas as Aldeias de Montanha com praias fluviais arrebatadoras e com vontade e hospitalidade para o receber em breve. Na Aldeia de Montanha de Videmonte temos a Praia Fluvial da Quinta da Taberna, que surgiu a partir de um declive e do alargamento do vale, que permitiram a construção no rio Mondego de um açude de águas frias e transparentes, onde poderá mergulhar e desfrutar. Foi inaugurada em 2019 e ali nas margens do rio, desenvolvem-se densas fileiras de amieiros, que servem de refúgio a uma enorme densidade e diversidade de fauna, típicas dos meios florestais. Dispõe de uma zona de lazer de apoio à praia fluvial composta por parque de merendas, casas de banho, bar, posto de pronto socorro.

E falar de praias fluviais é indissociável de falar da Aldeia de Montanha de Valhelhas e da sua praia fluvial. Uma das mais procuradas tanto por pessoas da região como de fora, é um autêntico paraíso escondido que já atrai tanta e tanta gente. É muito comum verem-se as duas margens da mesma completamente cheias e repletas de toalhas e veraneantes, muitos repetentes nestas andanças e outros que já voltam pela paixão que nutrem pelo sítio, até porque o mesmo tem todas as estruturas de apoio que pode precisar, incluindo um parque de campismo com ótimas condições. São também constantes os pequenos espetáculos de música ao vivo ao longo do verão, que animam as noites quentes e se tornam um cartão de visita para um regresso.

Da Guarda para Fornos de Algodres, também neste concelho há uma praia fluvial a destacar, a da Ponte de Juncais. Junto à Aldeia de Montanha de Figueiró da Granja, esta praia é um dos locais mais visitados de todo o concelho, muito pelo seu bucolismo que torna o silêncio e a tranquilidade em poesia, e onde a natureza, em conjugação harmoniosa com algumas infraestruturas, convida a múltiplas atividades. Esta praia fluvial dispõe ainda de piscinas flutuantes, bar com esplanada, balneários, parque de merendas, acesso para pessoas com mobilidade condicionada, bons acessos e zona de estacionamento. Tudo para a sua maior comodidade e relaxamento.

Por último, falamos de duas praias fluviais bem junto às duas Aldeias de Montanha do concelho de Oliveira do Hospital. Na Aldeia de Montanha do Alvoco das Várzeas, a ribeira de Alvoco junto à ponte medieval recebe também uma das praias fluviais mais conhecidas e renomeadas da região. Águas cristalinas, parque de merendas com árvores que proporcionam uma ótima sombra e uma vista deslumbrante são algumas das características que marcam este espaço e que o convidam a vir e a apaixonar-se… para que possa vir novamente. Esta viagem termina junto à Aldeia de Montanha de São Gião e à sua praia fluvial. Tantas vezes premiada, esta praia fluvial que permite mergulhar no rio Alva é um local deslumbrante para passar férias em família com todos os serviços que necessita à sua disposição, tais como o parque de campismo, parque de merendas, parque infantil, percursos pedonais, bar, restaurante, praia e um moinho tradicional em funcionamento. Muitos são os motivos que o vão levar a vir e a voltar mais tarde!

 

Um mundo inteiro de opções e experiências fluviais que as Aldeias de Montanha têm para oferecer quando nos vier visitar. A escolha será difícil, mas este roteiro é uma importante ajuda para poder aproveitar ao máximo as férias ou uma pequena escapadinha de verão. As Aldeias de Montanha convidam a banhos, não só de água, mas também de natureza que nos permitem realinhar e preparar o regresso ao trabalho. Pense Alto e venha sentir uma natureza autêntica e conhecer pessoas genuínas!

 

Texto de Fernando Teixeira | Fotografias de Pedro Ribeiro, José Conde e Município da Guarda