Alcongosta, o paraíso da Cereja nas Aldeias de Montanha
O “ouro vermelho”
Com a chegada do mês de Maio e de todo o esplendor que nos é trazido pelo auge da Primavera, regressa também aquele que é chamado o “ouro vermelho” da Cova da Beira e em especial de uma das Aldeias de Montanha localizada na Serra da Gardunha, Alcongosta.
Não é fácil encontrar alguém que não goste de cerejas e que não perca a conta a quantos quilos come durante esta fase do ano. O facto de estarmos a falar de um produto altamente sazonal só aumenta o fascínio por esta época e obviamente por esta região. E sejamos honestos, é impossível gostar de cerejas e não adorar a aldeia de montanha de Alcongosta e a magia especial que esta ganha por esta altura. Oito mil hectares de cultivo, em que as flores brancas das cerejeiras em flor dão lugar ao saboroso e bem vermelho fruto, bem preparado e em tons vivos para receber quem a visitar. A subida a esta aldeia de montanha de Alcongosta, lá no alto da Serra da Gardunha, tem esta magia de nos transportar para uma realidade alternativa, em que a cereja é dona e senhora do seu território.
As cerejas já aí estão e as primeiras já estão a ser exportadas não só para todo o país, mas também além fronteiras, num fruto proibido que consegue verdadeiramente mover multidões. É portanto a altura ideal para cumprir a tradição local e pedir um desejo ao comer a primeira cereja do ano. Diz quem sabe que o desejo se cumpre mesmo e não custa nada tentar a sua sorte.
Quer conhecer melhor todo o ciclo porque passa a cereja? Veja então este vídeo que o Município do Fundão preparou para si com toda a informação.
Festa da Cereja, um dos eventos mais aguardados está de regresso
Depois de dois anos sem Festa da Cereja, muito devido às restrições impostas pela pandemia, a mesma está oficialmente de regresso ao formato presencial e nos moldes habituais. Chegou a acontecer online, mas a verdade é que a população de Alcongosta já tinha saudades de receber os milhares que se deslocam ao certame e certamente os visitantes também já tinham saudades de poder partir nesta romaria pela cereja e pelos produtos maravilhosos que esta proporciona.
Embora o programa ainda esteja a ser finalizado, existem desde já algumas certezas, incluindo as datas: 10 a 12 de junho. Portanto e sem mais demoras, marque já na sua agenda e venha passar esse fim-de-semana à região das Aldeias de Montanha, nomeadamente a Alcongosta. Quem sabe não aproveite até para conhecer algumas das outras aldeias da nossa rede por esta região fora, dizemos desde já que vale a pena.
Quanto aos moldes serão os mesmos a que estamos habituados, mas ainda mais. Existirão as habituais tasquinhas, com a cereja e todos os produtos a esta associados, outros produtos regionais, artesanato e toda uma partilha imersiva de saberes e sabores deste território, nomeadamente quanto ao dedicado e delicado processo da criação dos cestos da apanha, feitos em madeira de castanheiro, macios e maduros para não “magoar a fruta” que tanto cuidado e delicadeza requer. Mas para os verdadeiros amantes de cereja, este ano vão poder conhecer ainda mais de perto todo o trabalho à volta deste produto, com vários workshops junto de agricultores e produtores, numa verdadeira partilha de conhecimentos e experiências.
Esta edição vai ainda marcar a integração de duas novas estruturas da aldeia que entretanto foram inauguradas, a Ciência Viva – Quinta das Ideias e das Cerejas e a Casa da Cereja. Esta Casa da Cereja esteve já de portas abertas na altura das Cerejeiras em Flor e foi um verdadeiro sucesso com mais de 500 visitas semanais, para além dos comboios de passeio completamente cheios para observar a floração de perto.
Para lhe aguçar ainda mais o apetite, deixamos-lhe aqui o videoclip da música «Vamos Cerejar», da atriz, cantora e compositora brasileira, Valéria Carvalho, gravado no âmbito da edição online da Festa da Cereja em 2021.
Em harmonia com a natureza
A ida à Aldeia de Montanha de Alcongosta pode ainda ser uma oportunidade única para estar em harmonia com a natureza e para voltar a respirar aquele ar puro desta região do país que é tão único e especial. Não é por acaso que o Fundão e nomeadamente esta aldeia de montanha têm sido nos últimos considerados por diversas vezes nos últimos anos um dos locais com o ar mais puro da Europa, ocupando aliás a 13º posição num ranking que abrange todas as localidades do continente europeu.
Portanto aproveite desde já o conselho de quem já fez este percurso muitas vezes (confessamos que sim) e suba à Casa do Guarda, bem no alto da Serra da Gardunha. De lá de cima terá uma vista impressionante sobre toda a região e poderá até identificar as cerejeiras bem carregadas nesta época da apanha. O local ideal para estar em comunhão com a natureza, para aproveitar o pequeno prazer que um momento de silêncio pode proporcionar, para fazer caminhadas e até quem sabe um piquenique no parque de merendas aí localizado. Se gosta deste tipo de planos, virá certamente ao lugar certo.
O melhor é mesmo ver para crer, portanto venha conhecer a Aldeia de Montanha de Alcongosta e venha perder-se na magia da Festa da Cereja. Impossível? Impossível será mesmo regressar com o cesto e o estômago vazio, para além das saudades a pedirem por um eterno regresso. Ficamos à sua espera!
Texto de Fernando Teixeira | Fotografias de Miguel Proença
Deixe o seu comentário