A época termal começa em Março e segue até Novembro: sabiam que a Serra da Estrela também está no mapa das estâncias termais?
É verdade, e no topo da lista estão as Termas de Unhais da Serra (Aquadome) e as Termas de Manteigas.
Vivemos momentos de gigantescos desafios e muita tensão – o resguardo e tranquilidade, físicos e mentais, que uns dias de tratamentos termais nos podem proporcionar, são de valor.
Temos falado muito de combinar trabalho e lazer, aproveitando uma das grandes vantagens que o trabalho remoto pode proporcionar. Pegamos no computador, fazemos a mala e seguimos para a próxima semana de trabalho, com uma paisagem diferente. Na sugestão de hoje, a combinação de descanso profundo alternada com trabalho num ambiente tranquilo soa a par perfeito!
As termas de Unhais da Serra
As termas de Unhais da Serra têm uma reputação ligada à época romana. Totalmente requalificadas, fazem hoje parte do complexo hoteleiro H2otel, Congress and Medical SPA em Unhais da Serra, sob a denominação grandiosa (e a fazer justiça às suas instalações), de Aquadome.
As suas águas têm como principais propriedades serem moderadamente mineralizadas com reacção alcalina; bicarbonatas, sódicas, fluoretadas, sulfídricas e sulfatadas. Aqui os tratamentos estão mais vocacionados para patologias do foro respiratório, reumatismais, sequelas de traumatismos osteoarticulares, aparelho digestivo e circulatório.
O turismo termal não é algo novo. Unhais da Serra teve a sua grande época nos finais do século XIX e princípios do século XX, sendo conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”. A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no Grande Hotel de Unhais da Serra, com casino, espaçosos salões de dança, bilhares, jogos de vaza e buffets, contribuiu para o fortalecimento do turismo local, vocacionado na altura para a classe relativamente numerosa de proprietários e industriais têxteis da região.
O Aquadome é um dos maiores Mountain Spa da Europa e o primeiro de Portugal, com várias áreas distintas de intervenção: termal, fisioterapia, ginásio e estética, lazer e equilíbrio. Seja para tratar, relaxar ou apenas fruir, os prazeres da água estão à vossa espera a 600 metros de altitude, em plena Serra da Estrela!
Termas de Manteigas
As termas das Caldas de Manteigas ficam a três quilómetros da vila de Manteigas, na Região Hidrotermal de Montanha, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A água mineral é captada a 100 metros de profundidade e a uma temperatura de 48ºC, a partir de três nascentes distintas.
À semelhança das termas de Unhais da Serra, também aqui os tratamentos termais com águas de natureza sulfúrea, bicarbonatada, sódica e fluoretada, estão vocacionados para doenças do aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.
O Balneário Termal, moderno e funcional, está equipado com as mais atuais e inovadoras tecnologias, e dispõe de uma piscina, um ginásio de recuperação e sauna.
Termas do Cró e Termas de Almeida
No Sabugal e em Almeida, respectivamente, estas duas estâncias termais fazem parte do distrito da Guarda.
As Termas do Cró estão sinalizadas desde os tempos romanos e a sua referência mais antiga é de 1726, através dos registos do médico de D. João V, que enaltecia os seus inegáveis efeitos curativos.
Instaladas num novíssimo e moderno balneário Termal com equipamentos de tecnologia de ponta e recursos humanos altamente qualificados, juntam saúde, prevenção, manutenção e bem-estar, através das suas vertentes de termalismo terapêutico, wellness e de fisioterapia.
As Termas de Almeida – Fonte Santa ficam a poucos quilómetros de Almeida, nas escarpas do Vale do Côa.
O complexo termal agrega as componentes de saúde e bem-estar e está vocacionada para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.
No intervalo entre tratamentos, Almeida proporciona actividades culturais interessantes para explorar: o Museu Militar de Almeida, o centro histórico da vila, com uma das fortalezas mais bem conservadas da Europa e uma das Casamatas únicas no mundo, o Centro de Estudos de Arquitetura Militar e o Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides Sousa Mendes.
As novas formas de viver a saúde
Poderíamos ter ainda a ideia de que os tratamentos termais são hábitos de quem já se reformou e tem muitas maleitas, mas este imaginário está muito ultrapassado.
Se antes uma temporada nas termas era sinónimo de tratamentos de saúde relacionados com patologias muito específicas de doença, hoje a componente de bem-estar (ou wellness) tem galgado terreno de forma fulgurante na componente de saúde. As ofertas de serviços de spa, ligados ao relaxe, de serviços de beleza, e dos serviços de fisioterapia, tratam do corpo por dentro e por fora. O impacto na qualidade de vida é inegável e algo cada vez mais relevante, num contexto tão mutante e cheio de pressões.
Se aliarmos estes momentos de pausa a uma paisagem deslumbrante, hotelaria de qualidade, gastronomia singela e genuína e uma oferta cultural interessante, estamos a alimentar o corpo e o espírito de tudo o que necessitamos para uma vida plena e cheia de possibilidades.
Imagens via H2otel Congress & Spa e Cró Hotel & Termal Spa.
Deixe o seu comentário