Céu muito nublado vento
fraco moderado de sudoeste

soprando forte nas terras
altas aguaceiros em especial

nas regiões do Norte e Centro
e que serão de neve nos

pontos mais altos da Serra
da Estrela e no teu coração

Jorge Sousa Braga, O poeta nu, Assírio & Alvim

 

Neve na Serra da Estrela

 

Raquel Marinho é jornalista e conduz o maravilhoso diário poético “O poema ensina a cair“, numa conta de Instagram e num podcast com o mesmo título. Aqui mostra-se e fala-se de poesia e dos seus autores, e por aqui descobrimos estas linhas de Jorge Sousa Braga.

O mote é a frase do poeta Lawrence Ferlinghetti: “A poesia é a distância mais curta entre duas pessoas” e o título vem de um verso de Luiza Neto Jorge.

Para a jornalista,“não precisamos de perceber poesia, apenas gostar”.

A simplicidade pura deste poema de Jorge Sousa Braga reflete o espírito das Aldeias de Montanha: há beleza no quotidiano, a simplicidade é uma forma de estar e basta-nos estarmos atentos, presentes, para abarcarmos a maravilha que nos é proposta todos os dias.

Jorge de Sousa Braga é um poeta e tradutor português natural de Vila Verde, Braga, publicado sob a chancela Assírio & Alvim. É também autor do belíssimo livro infantil Herbário, ilustrado por Cristina Valadas, “onde através da poesia ficamos a conhecer algumas plantas e flores, de uma forma que só a poesia consegue transmitir”.

Sugestão para estes dias de sol e frio e pores-do-sol gloriosos: auriculares nos ouvidos, um poema – ou vários – à escolha, assento confortável e uma incrível vista para a paisagem da serra. Que forma incrível de começar a semana e o ano!