Falámos por aqui há uns dias sobre o projecto Queijeiras.
Temos vários projectos que nos entusiasmam, mas podemos afirmar, com um brilho nos olhos que este é um dos que mais nos orgulha, pelo impacto transformador, de forma individual e comunitária, que tem junto das incríveis mulheres que o fazem acontecer.
O projecto Queijeiras visa valorizar e dotar as mulheres queijeiras de um conjunto de ferramentas que as ajudará a galgar o caminho para o futuro, sem que se percam as tradições e saberes ancestrais que lhes pertencem.
Este processo acontece através de um programa de mentoria com foco na sua valorização pessoal e profissional, onde se trabalhará a criação de modelos de negócio, uma rede de networking, o desenvolvimento de marca pessoal e a comunicação dentro e fora das redes sociais, com a ajuda de um conjunto de parceiros qualificado e muito empenhado.
O projecto Queijeiras tem site próprio, onde contamos tudo e tudo, e já foi visita na Casa Feliz, nas manhãs da SIC. Tem como embaixadoras as simpáticas apresentadoras televisivas Diana Chaves e Mónica Jardim.
As Guardiãs da Montanha – o livro
Hoje queremos dar destaque ao livro As Guardiãs da Montanha.
Há duas formas de participar e contribuir para o projecto Queijeiras: comprando o livro As Guardiãs da Montanha, já em pré-reserva, produzido por Ana Rita Ramos e Maria João Alves, da Have a Nice Day, e comprando e usando (ou oferecendo!) a capa Queijeira, desenhada por Sandra Pinho e produzida pela Burel Factory.
O belíssimo livro conta as histórias das mulheres resilientes que, num território difícil e entre tarefas muito duras, produzem uma iguaria premiada e reconhecida além-fronteiras: o queijo da serra.
Este belo livro não é sobre o queijo da serra (embora também o seja): é sobre as pessoas, sobre o conhecimento passado entre gerações, é sobre o saber fazer de uma iguaria preciosa e singular, é sobre a resiliência e a adversidade, e é também sobre o sucesso e a conquista, sempre com a épica paisagem da Serra da Estrela como pano de fundo.
É sobre o passado e o que transportamos para o futuro, porque não poderia ser de outra forma!
Já estão encantados?
O livro As Guardiãs da Montanha está em pré-reserva, pronto a tempo do Natal. Seja para deleite próprio ou para oferecer, podem encomendá-lo desde já, através de e-mail.
Queijeira – a capa
Sandra Pinho é a designer responsável pela criação da capa Queijeiras. O seu atelier, FaunaLab, tem vindo a trabalhar com as Aldeias de Montanha, nomeadamente para os Co-work Cooperativas.
A tradição das capas em burel na Serra da Estrela tornou clara a ideia de que este seria o ponto de partida. Foi criada uma peça de vestuário que representasse as queijeiras na sua autenticidade, e um fosse um objeto feminino e intemporal.
Existem dois modelos – curto e comprido, que têm na base do seu desenho uma intenção de simplicidade, sobriedade e elegância, com uma latitude suficiente que contemple a sua utilização por uma mulher rural ou uma mulher urbana, sem tempo e sem geografia fixas, determinada, independente, ousada, criativa.
Produzidas pela Burel Factory, em Burel 100% lã de ovelha das raças Bordaleira, Churra e Merino nacionais, está disponível em dez belas cores e parte do valor da sua compra, tal como o livro, reverte para o programa de mentoria. Todos os detalhes estão aqui.
Tantas vezes as mulheres estão na segunda linha: das atenções, do trabalho, das decisões, na voz. Mas são elas que costuram e seguram o mundo, a casa, a família, tantos negócios, tanto saber, tanto valor.
Hoje é sobre elas que queremos falar e dar palco – e convidar-vos a que se juntem a nós neste processo de empoderamento e valorização, profissional e humana. O projecto Queijeiras é uma rede e um programa de escuta activa, empatia, comunidade e ligação. Entre as próprias mulheres queijeiras, solitárias no seu trabalho quotidiano, difícil, agreste, nas suas aldeias perdidas na serra onde pouco tempo sobra para a conversa e o riso; e entre nós e elas, consumidores e produtoras, leigos e especialistas, gulosos e fazedoras.
Descubram este projecto maravilhoso com todos os seus pormenores, façam parte deste processo de qualificação e valorização, e, se quiserem ainda juntar um queijo da serra às vossas compras de Natal, recomendamos esta lista de mulheres queijeiras!
Deixe o seu comentário