Em Outubro inaugurámos os três novos coworks das Aldeias de Montanha.
E se agora temos falado quase sempre de lazer, lançamos uma nova ideia para discussão: turismo de trabalho.
Já falámos aqui, de forma mais alongada, sobre o trabalho remoto e o nomadismo digital. Esta nova abordagem ao trabalho, na qual entrámos de forma repentina durante a pandemia, veio para ficar, já não como uma opção de remedeio, mas como um estilo de vida.
Não será para todos, mas para aqueles que querem e podem abraçar esta nova forma de trabalhar, o conceito de turismo de trabalho pode ser muito interessante. Se dantes mudávamos de ares para descansar, agora podemos, literalmente, mudar de ares para trabalhar!
Há, neste momento, uma oferta alargada para acomodar os novos formatos de trabalho: espaços partilhados, pequenas salas para equipas, ambientes de team building e retiros corporativos. O Turismo do Centro de Portugal acaba de lançar uma plataforma digital que lista uma grande variedade de opções logísticas e conta, também, as histórias das pessoas que as ocupam, abrindo o horizonte para quem nem imaginava que este estilo de vida profissional pudesse ser tão rico e estimulante.
Os novíssimos coworks das Aldeias de Montanha juntam-se a esta lista de valências e queremos deixar-vos o convite para que os ocupem em trabalho e estendam a vossa visita pelo fim-de-semana!
Trabalho e lazer na Lapa dos Dinheiros, Seia
O cowork da lapa dos Dinheiros é o maior dos três espaços que acabámos de inaugurar.
Com 150m2, distribuídos para uma sala de reuniões com ecrã, um lounge generoso, sala de trabalho com oito postos, cozinha e copa, conta também com uma ampla zona exterior e vista panorâmica.
Se esta é a vossa escolha para trabalhar durante uns dias, partilhamos convosco algumas sugestões de lazer para o fim-de-semana.
Para dormir e relaxar, o hotel boutique Casas da Lapa tem à vossa disposição um spa, biblioteca e restaurante onde a gastronomia local ganha novo fôlego. Para explorar, que tal um fantástico passeio pelos soutos da Lapa ou pela Rota da Caniça?
As paisagens de outono são espantosas e o mergulho na natureza profunda deixa-nos revigorados para mais uma semana de trabalho. Além disso, não se esqueçam da imensa variedade de praias fluviais que a serra nos oferece. Se para já não vos apetece enfrentar os dias curtos e cinzentos na serrania, considerem uma visita na primavera: estão a imaginar um dia de trabalho que termina na frescura de um mergulho na praia fluvial da Lapa dos Dinheiros?
Trabalho e lazer em Videmonte, Guarda
É no Largo da Igreja que fica o cowork de Videmonte.
Tem 110m2, distribuídos por uma sala de trabalho para quatro ou mais pessoas, um lounge, cozinha e copa, e, no piso superior, dois quartos equipados com duas camas single, ca um, disponíveis para quem quiser desenvolver projectos comunitários e colaborativos com a aldeia.
Videmonte é terra de pão: assentando arraiais por aqui, recomendamos um passeio pelo planalto de Videmonte e uma visita, para pôr as mãos na massa, ao forno comunitário da aldeia. Para dormir, as charmosas Casas Retiro de Xisto e para comer, pão e queijo, claro! Não deixem de visitar a queijaria da D. Alcina ou o conhecer com mais detalhe as iguarias e o pão de centeio do projecto Vim do Monte, da D. Céu e do senhor Manuel.
Há duas rotas pedestres para explorar, a Rota da Cabeça Alta (PR2 GRD ) e a Rota de Barrelas (PR3 GRD), ambas circulares e acessíveis. Com o calor, há sempre uma praia fluvial para descobrir – neste caso, a praia fluvial da Quinta da Taberna -, e em Julho acontece o festival Pão Nosso.
Trabalho e lazer em Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital
O espaço cowork de Alvoco das Várzeas pode ser pequeno, mas não lhe falta charme, conforto ou funcionalidade.
Tem 40 m2, é um open space multiusos, com um minibar, mesa de reuniões e sala de trabalho para seis ou mais pessoas.
A poucos minutos de distância, vamos a banhos na praia fluvial de Alvoco das Várzeas, na ribeira de Alvoco, ou passeamos pela ponte medieval, um belo spot para fotografias, na nossa lista de 12 paisagens de outono a não perder, sem esquecer os vários caminhos romanos que ainda por aqui existem.
Para dormir, não deixem de espreitar a Quinta das Covas ou a Casa de Baixo Petit Hotel.
Como trabalhar nos coworks das Aldeias de Montanha?
O site da Cooperativa Cowork Aldeias de Montanha está online e é aqui que devem fazer as vossas marcações.
Vão encontrar a apresentação do conceito Cooperativa Cowork, informação detalhada sobre cada espaço e um formulário para marcação do vosso posto de trabalho. A gestão está a cargo das respectivas juntas de freguesia e, numa fase inicial, a ocupação é gratuita, já que se estão a testar as condições, funcionalidades e necessidades práticas, detectadas no dia-a-dia e pelos seus utilizadores.
Este período de soft opening é gratuito e por isso mesmo, uma excelente oportunidade para explorar a oferta e os ares da serra. A vossa presença, ocupação e espírito crítico contribuirão para uma versão ainda melhor, mais optimizada e funcional, sendo que nessa segunda fase a ocupação do espaço passará a ser paga – com valores muito simpáticos, já que este não é um projecto com fins lucrativos.
Começamos a segunda-feira com outra inspiração, verdade?
Espaços para trabalhar, com vista e ar puro, paisagens e passeios pedestres para explorar, hotelaria de charme para descansar e namorar… Tudo isto está à vossa espera nas Aldeias de Montanha, e há sempre pão de centeio, queijo da serra e comida de forno para aconchegar os mais indecisos!
Deixe o seu comentário