Os novos espaços de cowork nas Aldeias de Montanha estão à vossa espera!
Falámos sobre trabalho remoto e nomadismo digital há umas semanas e agora é a nossa vez de vos darmos as boas-vindas!
Na semana passada, foram oficialmente inaugurados os três espaços de cowork das Aldeias de Montanha, na presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Os espaços Cooperativa Cowork são os primeiros espaços de coworking rural em Portugal. Têm uma alma moderna, inusitada e inspiradora, e estão localizados num ambiente rural, em plena harmonia com a natureza.
Pensados de forma comunitária e sustentável, os três espaços de cowork estão apetrechados com mobiliário produzido localmente, os equipamentos e elementos decorativos resultaram da atualização de fim de ciclo, privilegiando os recursos existentes e envolvendo os artesãos, microempresas e comunidades locais.
Estão localizados em Videmonte (Guarda), Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital) e Lapa dos Dinheiros (Seia).
Os novos coworks na Serra da Estrela
O Cowork de Videmonte fica na Aldeia de Montanha de Videmonte, no antigo edifício do Parque Natural da Serra da Estrela. Integra uma sala de trabalho, copa, lounge para relaxar e um alojamento no piso superior. Este alojamento será disponibilizado em contextos muito específicos e através de troca de serviços em benefício da aldeia, já que não se pretende que faça concorrência à hotelaria local.
O Cowork da Lapa dos Dinheiros fica na Aldeia de Montanha de Lapa dos Dinheiros, na antiga escola primária da aldeia. É o maior dos três espaços, e possui uma sala de trabalho, uma sala de reuniões, lounge, copa e jardim com uma vista panorâmica.
O Cowork de Alvoco das Várzeas fica na Aldeia de Montanha de Alvoco das Várzeas, no edifício da Junta de Freguesia. É o mais pequeno dos três espaços, apenas com uma sala de trabalho.
Venham conhecer os coworks das Aldeias de Montanha
Todos os espaços de cowork são propriedade das respetivas Juntas de Freguesia, que os irão manter e dinamizar, com o apoio da ADIRAM.
Nesta fase inicial, em que acabámos de abrir portas, os coworks estarão abertos a qualquer interessado, sem custos associados. O objetivo é que os utilizadores usem e testem os espaços, as suas funcionalidades e condições, e detectem necessidades não incluídas. Desta forma conseguimos listar de forma clara o que deve ser melhorado, o que faz falta e o que, afinal, nem tem grande uso prático.
Peguem no vosso computador portátil, caderno de notas e esferográfica, explorem o site em detalhe, e façam a vossa marcação. Experimentem, desfrutem, trabalhem num novo ambiente, sozinhos e com companhia – e contem-nos tudo sobre essa experiência, para que possamos, colectivamente, elevá-la e torná-la ainda mais apetecível e rica!
Numa fase posterior, com todos os acertos feitos, abriremos as reservas pagas, com marcações feitas a partir do site. Ainda assim, garantimos valores simpáticos e muito acessíveis, já que a rede de coworks não tem fins lucrativos – o objectivo principal é revitalizar os lugares e criar condições de trabalho local. Também no site poderão encomendar as peças de design que foram usadas na decoração dos coworks (como os belíssimos candeeiros), com referência de preço, produtor da região e contactos.
Uma escapadinha para… trabalhar!
O trabalho remoto permite-nos variar a vista da nossa secretária! E a vontade de descobrir novos locais já não tem de esperar pelo fim-de-semana. Que tal aproveitar este outono maravilhoso, subir à serra e escolher um destes coworks para trabalhar durante a semana? A paisagem está esplendorosa, terminar uma semana de trabalho no Cowork da Lapa dos Dinheiros com um passeio pela Rota da Caniça é a escolha perfeita!
Deixe o seu comentário