Setembro chegou e, para muitos de nós, isso significa o regresso à rotina, seja no imediato, ou nas próximas semanas.
No entanto, se ainda estão mergulhados na calma das férias, faço-vos a pergunta óbvia: e que tal um pulinho às praias fluviais da serra? Há 35 spots a explorar e por aqui já destacámos uma mão cheia de localizações que merecem a vossa visita.

Se o calor pede um mergulho em águas frescas e cristalinas, o outono que se aproxima traz outras sugestões mais amenas e alguns feriados para as gozar.

Até ao fim do ano, o calendário brinda-nos com quatro feriados bem generosos: 5 de Outubro (terça-feira), 1 de Novembro (segunda-feira) e 1 e 8 de Dezembro (quartas-feiras).

Casa senhorial em Fornos de Algodres, Aldeia de Montanha

Pão de centeio tradicional de Videmonte

Vamos planear umas escapadinhas até às Aldeias de Montanha?

Neste território vasto há muito por descobrir: a beleza natural e agreste da paisagem, a gastronomia acolhedora e genuína, a nova hotelaria, a natureza em mutação no compasso dos dias, os saberes, as tradições e as pessoas.

Desacelerar e fazer pequenas paragens na rotina do trabalho tem uma relevância enorme na nossa saúde mental, sobretudo à lupa deste ano e meio tão desconcertante e cheio de incertezas. Escolher um destino que nos coloca no coração da natureza, ao som dos bichos, dos ribeiros e das folhas das árvores, com um horizonte largo e claro onde o tempo passa devagar, é uma excelente ideia. Desconectamo-nos da frieza digital e ligamo-nos, em proximidade, à natureza e às pessoas.

Há 41 Aldeias de Montanha na nossa rede. Umas maiores, outras mais pequenas, umas mais pitorescas e serranas. Todas elas têm características e personalidade singulares, assim como motivos de peso para receber a vossa visita.

Bosque das Faias, em Manteigas.

Bosque de outono, no Poço do Inferno, Serra da Estrela

Sugestões para uma escapadinha de fim-de-semana nas Aldeias de Montanha

As sugestões para as escapadinhas de fim-de-semana de outono que vos fazemos são pensadas a partir de um motivo agregador, no qual poderão incluir, de seguida, um roteiro a explorar, em função do tempo livre disponível, interesses e prazeres.

Para quem gosta de desfrutar de alojamento local com um belo design e serviço impecável, as Casas da Lapa ou a Casa das Penhas Douradas podem ser a base perfeita para pernoitar e criar um circuito com pontos de interesse a explorar a partir dali.

Para os leitores, e já falámos por aqui da influência da Serra na literatura portuguesa, sugerimos uma visita a Melo, para percorrer o Roteiro Literário Vergiliano (PR4 GVA).

Outra sugestão, é ter como tema os percursos pedestres, e no outono, a Rota das Faias (PR13 MTG), na zona de Manteigas, estará no seu esplendor dourado!

Para os gastrónomos, a broa de Loriga ou o pão de centeio do Sabugueiro, acompanhados de um cremoso queijo da serra, mel e fumeiro, é algo a não perder. Para além da tradição, há também novos sabores e abordagens a descobrir na restauração local.

Para os amantes de fotografia, o Imaginature Festival de Fotografia e Paisagem, acontece em Novembro, recheado de workshops, masterclasses, saídas de campo e contacto com que é apaixonado por estes dois assuntos.

Por outro lado, se moda, arquitectura e design é o que vos interessa, a Burel Factory é um motivo fortíssimo para subir até à serra, sem esquecer também o Wool, o festival de arte urbana na Covilhã, onde dezenas de artistas já cobriram paredes com murais de grande escala e outras intervenções.

Alvoco da Serra, Aldeia de Montanha na Serra da Estrela

Vale glaciar do Zêzere

Se fossem precisas razões para ir à descoberta das Aldeias de Montanha, deixamos aqui meia dúzia, num conjunto amplo de interesses que lança a faísca inicial. Agora só têm que escolher uma data, criar um roteiro e partir à descoberta. Estamos à vossa espera: pensem alto, pensem Aldeias de Montanha!