As Aldeias de Montanha são o conjunto de aldeias localizadas entre o Parque Natural da Serra da Estrela e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha. Este agrupamento de 41 aldeias está ligado em rede, através de um território com mais de 100kms, e distribui-se pelos concelhos da Covilhã, Seia, Guarda, Manteigas, Celorico da Beira, Oliveira do Hospital, Gouveia, Fundão e Fornos de Algodres.

O seu fio condutor é a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, que trabalha em várias frentes de intervenção, nomeadamente a inovação social, o empreendedorismo e a cooperação internacional, com objetivos de impacto significativo a longo prazo, transversais e catalisadores.

Fatores de desenvolvimento nas Aldeias de Montanha

Nestas terras serranas e agrestes, há vida para além do turismo ocasional. É valioso, sem dúvida, mas preferimos olhar e implementar iniciativas cujo desenvolvimento assenta nas tradições rurais marcadas por uma vivência de montanha, e nos novos fatores de competitividade: o desenvolvimento tecnológico, a criatividade e inovação, a economia da partilha, a solidariedade e a sustentabilidade.

O lema das Aldeias de Montanha é “Natureza autêntica, Pessoas genuínas”.

Acreditamos muito no potencial deste incrível ponto de vista. Para quem está, para quem vive, para quem foi ficando, para quem regressou e para quem visita.

Num mundo digital como é o de hoje, estreitamos as distâncias e podemos ser globais, agindo e vivendo localmente.

 

O que fazer nas Aldeias de Montanha

A rede das Aldeias de Montanha acolhe um vasto leque de valências e oportunidades, e é isso que vos queremos mostrar.

Aqui podemos passear, trabalhar, comer, viver, crescer, criar.

Há redes de percursos pedestres e cicláveis que exploram a diversidade natural e cultural; há festas, feiras regionais e eventos culturais a rechear a agenda; há gastronomia, tradicional e renovada, irresistível; há paisagens deslumbrantes exaltadas pela passagem das estações; há praias fluviais refrescantes e horizonte até onde a vista alcança; há hotelaria de charme e projetos de design.

Há pessoas, velhas e novas, e as suas histórias, há costumes e empregos do futuro, há empreendedorismo, empoderamento e redescoberta de tradições.

 

E há vagar, ar puro e autenticidade. Na montanha, há muitos mundos.

Partam à descoberta, estamos à vossa espera!